Nada melhor do que uma casa limpa e cheirosa... Não é verdade? Mas quais produtos usar e principalmente: Quais devemos evitar a todo e qualquer custo?
A variedade de produtos de limpeza encontrados nos supermercados é imensa. É muito comum toda casa ter estes produtos facilmente à mão, e com as melhores intenções, usamos sem imaginar os estragos que podem causar.
Produtos inadequados para seu tipo de piso, corrosivos, usados sem fazer a diluição correta, aplicado puro ou diretamente no piso, causam manchas, abrem a porosidade, tiram o brilho e a camada protetora dos mesmos. Chamamos de “ataque químico”
Com exceção de pedras rústicas, fizemos uma lista de produtos que você nunca deve usar no seu revestimento:
Multiusos (tradicionais, com perfume, 3em1, ou seja, nenhum deles)
Sabão em pó
Água Sanitária
Detergente para louça
Limpa Alumínio
Saponáceo
Limpa Pedras
Limpa Cerâmicas
Limpa Porcelanato* (deve-se ler a formulação química do produto antes, que deve ter PH neutro.)
Vinagre
Bicarbonato de Sódio
Álcool
Etc
Todos estes produtos devem ser totalmente evitados. Sei que esta informação pode causar muito espanto, mas acredite, mesmo que você não veja os efeitos imediatamente, com o tempo esses produos (uns muito mais que outros, obviamente) estragam o piso, abrindo a porosidade, pois tem formulação ácida ou alcalina. Os únicos produtos que podem ser usados sem nenhuma preocupação são os de PH neutro.
Cuidado também com equipamentos de limpeza muito agressivos, tais como esfregões, vassouras de cerdas muito duras, lado verde da esponja dupla face, esponja de aço, fibras para limpeza pesada, etc.
Seguindo estes conselhos, certamente você prolongará o tempo de vida útil do seu piso, além de preservar sua beleza e brilho.
Caso seu piso já esteja danificado, temos soluções para diversos tipos de problemas.
Para uma limpeza e restauração profissional de piso, confie na autoridade. Confie na Clínica do Piso.
Comments